Pesquisas de mercado são tão importantes para o sucesso de uma empresa que você não pode se dar ao luxo de não fazê-las — mesmo que tenha tudo claro na sua cabeça a respeito do negócio (conceito, plano, marca etc.).

Pode ser que já tenha se convencido de que o seu empreendimento será bem-sucedido. Ainda assim, é imperativo realizar pesquisas. Ao longo deste artigo, vamos mostrar por quê.

Definir o perfil do cliente ideal e do cliente potencial

A realização de pesquisas de mercado ajuda a determinar quem são os seus clientes ideais e quais seus hábitos de compra. Por exemplo, se eles são do sexo masculino ou feminino, a quais faixas etárias pertencem, estado civil, situação financeira etc.

Estabelecer o perfil do cliente ideal é fundamental para entender o valor que os seus produtos e/ou serviços irão entregar e para fundamentar a segmentação de clientes potenciais.

Conhecer as preferências dos clientes

Obter um vislumbre das escolhas do cliente e compreender as razões que o levam a preferir um produto ou marca em detrimento de outros fornece informações relevantes para definir as estratégias que você precisa traçar para gerir eficazmente o seu negócio.

Saber o que os seus clientes leem, por quais sites navegam e o que fazem durante o tempo livre são alguns dados valiosos que devem influenciar futuras decisões e planos de negócio.

Elaborar metas claras

Os dados obtidos por meio de pesquisas de mercado podem ajudar você a definir metas realistas e a planejar o crescimento da empresa, os níveis esperados de vendas e a introdução de novas ideias.

Por exemplo, não faz sentido planejar um crescimento substancial para o ano que vem se a sua pesquisa de mercado identificar um encolhimento do mercado no mesmo período.

Identificar novas oportunidades de negócio

Analisar tendências relevantes — tais como mudanças demográficas, níveis de escolaridade, ambiente econômico e hábitos de consumo — pode gerar dados valiosos sobre as necessidades do mercado, fundamentando previsões corretas para que você aproveite novas oportunidades de negócio.

Por melhor que seja a sua ideia inicial, provavelmente você não pensou em tudo. Sendo assim, deve contar com pesquisas que o apoiem, para evitar o desperdício de recursos em ações que talvez não se justifiquem perante a realidade do mercado.

Tomar decisões conscientes

Desenvolver estratégias, assumir riscos calculados, decidir sobre preços, selecionar fornecedores, escolher canais de mídia social — tudo isso depende de quão consciente você está sobre as tendências atuais do mercado.

Somente a realização de pesquisas de mercado pode auxiliar na construção dessa consciência.

Formular estratégias de marketing

Hoje em dia, os mercados não são mais locais: tornaram-se globais. Para os fabricantes, é cada vez mais difícil entrar em contato com os clientes finais e controlar os canais de distribuição.

A verdade é que nunca a concorrência foi tão dura. As necessidades dos consumidores também são difíceis de prever, fazendo com que a segmentação seja uma tarefa extremamente complicada em ambientes tão amplos.

Para sobreviver em um contexto tão desafiador, é preciso definir, o quanto antes, uma estratégia de marketing poderosa e eficiente. Isso, por sua vez, só é possível após a realização de pesquisas de mercado, sem as quais uma estratégia de marketing carece de fundamento e condições de implementação.

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