Há uma série de perguntas que devem ser respondidas, antes de abrir um negócio de varejo. Lançar um novo empreendimento envolve etapas de planejamento estratégico como: pesquisa de mercado, desenvolvimento do plano de negócios e planejamento financeiro.

Entender o que é preciso para iniciar e executar um negócio, antes de avançar, aumentará suas chances de sucesso. Confira nossas dicas!

Clientes potenciais

O primeiro passo, ao pesquisar o potencial de uma loja, é avaliar a situação atual do mercado. Isso ajudará você a responder a algumas perguntas essenciais, tais como:

  • Como os seus produtos, sua localização ou suas abordagens de vendas se diferenciam da concorrência?
  • O que você precisará fazer para atrair novos clientes?
  • Existe um nicho de clientes, grande o suficiente, para fornecer um bom fluxo de visitantes para a sua loja?

Requisitos legais para abrir um negócio de varejo

Cada Estado e Município possuem diferentes formas de licenças e autorizações. E é muito fácil se perder em meio a tantos requisitos burocráticos. Caso você não seja especialmente habilidoso, para lidar com toda a papelada e com as documentações necessárias, não tem problema.

Nossa sugestão é procurar uma ajuda especializada. Com ela, será mais simples obter as diretrizes adequadas para as especificações legais, exigidas para abrir um negócio no varejo, na sua localidade.

Seguros

Dependendo da sua área de atuação, pode ser necessário contratar um seguro que proteja seu estabelecimento, em caso de roubo, furtos ou eventuais danos.

Além disso, é importante você considerar algumas apólices de seguros, que resguardam o patrimônio da empresa contra desastres provocados por fatores externos, naturais ou internos, como possíveis incêndios.

Fornecedores

Tendo em mente o foco do seu negócio, é fundamental uma pesquisa no mercado dos fornecedores. Considere a quantidade de produtos que será necessário ter, em estoque, antes de abrir o seu negócio.

Procure por fornecedores confiáveis, nos quais a possibilidade de diálogo e boa comunicação será decisiva. Outro requisito importante é que eles sejam, extremamente, profissionais e que estejam dispostos a estabelecer relações de parceria com a sua loja.

Localização

Pense a respeito dos prós e contras ao abrir um negócio de varejo. A localização física é um dos elementos mais importantes para o sucesso. Você pode encontrar um local e adaptá-lo para que ele atende às necessidades exigidas pelo seu negócio, ou, ainda, construir uma loja inteiramente nova.

Seja qual for o seu caso, lembre-se de que uma boa localização é essencial para garantir o fluxo de clientes e aumentar as vendas. No entanto, não descarte a possibilidade de inserção do seu negócio no mundo online. Essa é uma maneira de driblar possíveis limitações geográficas existentes.

Colaboradores

Contratar os colaboradores certos é um fator indispensável para o sucesso, a longo prazo, da sua empresa. Você deve ter acesso a um número grande de potenciais funcionários, além de definir a melhor forma para selecionar os candidatos, de acordo com as características do seu negócio.

Além disso, antes de iniciar o processo de seleção, é importante determinar o que poderá oferecer, em termos de salários e benefícios, para atrair e reter pessoas competentes, eficazes e talentosas.

Finanças

Desenvolva uma análise financeira que inclua tudo o que você precisa para iniciar e operar o negócio. Calcule os custos associados à segurança, a compra de equipamentos, ao estoque, a contratação, ao treinamento e ao pagamento de funcionários. Provavelmente, será necessário criar um orçamento que preveja algumas dificuldades iniciais, como operar sem um fluxo de caixa positivo durante, pelo menos, seis meses.

Após conhecer suas reais necessidades financeiras, faça uma comparação com os seus recursos disponíveis. Se você não tiver o capital necessário, terá de pesquisar opções de empréstimos comerciais e preparar um plano de negócios (tão detalhado quanto possível para obter o financiamento necessário que precisará para abrir um negócio de varejo.

Agora que você conferiu nossas dicas, para abrir um negócio de varejo, deixe um comentário no post e compartilhe suas opiniões, dúvidas e experiências!