Ter boas ideias é o primeiro passo para empreender, mas de nada adianta uma boa ideia sem parcerias e investidores, não é mesmo? Por isso, além de tirar suas inspirações do papel, você também precisa aprender a vender e a convencer as pessoas de que elas valem a pena.

Não é uma tarefa fácil, mas com algumas dicas você pode aprender a fazer as pessoas comprarem as suas ideias e caminharem ao seu lado rumo ao sucesso.

Ficou interessado? Quer aprender a convencer as pessoas de que a sua ideia tem potencial? Confira!

Acredite na sua ideia

O primeiro passo para convencer as pessoas de que o seu projeto vale a pena é acreditar nele. Tenha em mente que um negócio só surge se ele pode ser a solução de um problema — sem problema, não existe motivo de existir.

Por isso, teste a sua confiança. Você acha que a sua ideia vai suprir a necessidade de alguém? Em caso afirmativo, mantenha a confiança e caminhe para os próximos passos.

É muito importante que você acredite na sua ideia e mantenha-se motivado, mas sem ficar cego e acreditar que seja a sua única chance. Às vezes, boas ideias surgem depois que nos convencemos de que a ideia anterior era furada.

Enalteça os seus pontos fortes

Na hora de vender a sua ideia e engajar as pessoas no que você acredita, mostre a elas que você é capaz de se manter firme em uma possível longa jornada de parceria.

Dê exemplos de sucesso na sua vida profissional e pessoal, fale sobre suas contribuições em outros trabalhos e mostre comprometimento.

É importante dosar muito bem essas afirmações para não soar arrogante ou mentiroso, pois o tiro pode sair pela culatra. Ninguém caminhará ao lado de quem quer ser protagonista a todo custo.

Conheça o mercado que você quer atingir

Possíveis investidores querem parceria, e não fazer todo o trabalho sozinho. Por isso, estude o mercado e não espere que lhe mostrem o caminho das pedras. Saiba onde você quer atuar, que tipo público você quer atingir e quais problemas a sua ideia pode resolver.

Pense em possíveis questionamentos e busque a resposta. Se você acha que as pessoas vão lhe perguntar sobre nichos de mercado, vá a campo e informe-se. Quando você mostra que sabe onde vai pisar, dá segurança e faz com que as pessoas também apaixonem-se pelas suas ideias.

Seja transparente

Nada cativa mais do que a sinceridade. Se você tem uma ideia, mas não sabe exatamente como executá-la, peça opiniões e garanta que vai buscar as respostas para suas dúvidas.

Quando uma pessoa se mostra aberta a aprender e é sincera com relação aos seus pontos fracos, ela demonstra humildade, ética e valores que os outros buscam em possíveis parceiros.

Você compraria a ideia de uma pessoa que claramente está enrolando na hora de responder a uma dúvida? É difícil dar crédito a quem não admite erros e acha que sabe tudo.

Convencer as pessoas de que as suas ideias valem a pena é um caminho cheio de detalhes. Por isso, acredite no que fala e seja sincero acima de tudo. É importante, também, não desistir na primeira dificuldade. Lembre-se de que sempre aprendemos com os erros e falhas. Seja o parceiro que você gostaria de ter ao lado e tudo vai fluir. 

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